Um pouco sobre Jean Piaget
Jean Piaget nasceu em 09/08/1896 em Neuchâtel,Suiça.
Diplomou-se em ciências naturais na Universidade de Neuchâtel e, em 1918, doutorou-se por sua tese em malacologia. Seu interesse duradouro pela Biologia influenciou seu pensamento pelo resto de sua vida.
Fez extensas leituras de Filosofia, religião e Psicologia e decidiu consagrar sua vida à explicação biológica do conhecimento (a Epistemologia).
Piaget não crê em idéias inatas, mas em um conhecimento construído por cada individuo na interação com seu ambiente. O indivíduo não conhece passivamente, recebendo e copiando o conhecimento do meio: ele procura, organiza e assimila o seu estado anterior do conhecimento. Portanto, Piaget é interacionista.
O conhecimento, a seu ver, desenvolve-se durante um longo e lento processo de relacionar novas idéias e atividades às anteriores. A chave para o estudo do conhecimento é uma abordagem do desenvolvimento. Utilizou a expressão Epistemologia Genética para descrever esse enfoque.
Partiu, então, para o estudo em Psicologia, que preenchia o espaço vazio entre a Filosofia e a Biologia.
Trabalhou com Binet e Simon na padronização dos testes de inteligência e, verificando a complexidade que envolve as respostas das crianças (interessou-se mais pelas respostas erradas do que pelas certas), começou a estudar o raciocínio delas, formulando-lhe perguntas abertas que lhe permitiu um acúmulo de material para publicação de uma série de artigos.
Em 1955, a Fundação Rockfeler, norte-americana, financiou a criação do Centro Internacional de Epistemologia Genética. Piaget reuniu especialistas em Lógica, Matemática, Física, Biologia, Psicologia e Sociologia, todos voltados à pesquisa da origem do conhecimento humano. Publicaram 11 volumes, contendo resultados de várias experiências feitas com crianças e adolescentes.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário